Entramos no mês de junho, o mês do Orgulho LGBTQI+ e por esse motivo, durante esse mês vou trazer para vocês jogos que não apenas abordam o tema, mas também fazem a gente viver, mesmo que por alguns momentos, neste meio. São jogos que não apenas mostram algum personagem lgbt, mas retratam vivencias e fazem a gente entender como é. Se colocando no lugar e controlando o personagem em momentos delicados e outros legais.
Começando por um dos jogos que mais curti jogar esse ano, Tell Me Why. Que alias, esta gratuito durante todo o mês de junho em comemoração ao Mês do Orgulho. Então se você ainda não jogou e tem interesse, corre na Steam caso esteja no pc, ou no seu Xbox e garanta o jogo até o dia 30 de junho.
Tell Me Why não é Life is Strange, mas é bom!
Tell Me Why é o mais recente jogo de aventura narrativa da DONTNOD Entertainment, o estúdio responsável pela franquia Life Is Strange. Mas calma, não tem a ver com os jogos de LIS, apesar de ter um easter egg bem maneiro em um dos capítulos.
Os gêmeos Tyler e Alyson Ronan usam seu vínculo especial para desvendar as memórias da sua infância que foi um misto de aventuras e problemas em uma bela cidade pequena do Alasca.
No decorrer do jogo algumas histórias surgem, e as pessoas envolvidas nelas estão presentes no Livro dos Goblins. Basta uma leitura com calma e atenta para ligar os pontos e entender quem os personagens são. Durante a gameplay há muitos quebra-cabeças para desvendar, alguns que precisam ser resolvidos diretamente para o progresso, e outros que oferecem caminhos e consequências alternativas pra história. Sim, vale lembrar que é um jogo de escolhas então você terá que escolher em alguns momentos lados, histórias e assim progredir com o game.
Mas o que faz de Tell me why um jogo tão maravilhoso? ME DIGA O PORQUÊ!
Iniciamos o game descobrindo que Tyler, um jovem transexual esteve preso por muitos anos desde sua infância pelo assassinato de sua mãe. Isso aconteceu quando Tyler tentou se proteger do ataque transfóbico de sua mãe, que estava armada. Mas, ao voltar para cidade que vivia com sua irmã gêmea, os gêmeos acabam revivendo momentos do passado e descobrindo que talvez essa lembrança não seja bem verdadeira, e que algo mais obscuro tenha acontecido naquela noite.
Seria Tyler inocente? A mãe dos Gêmeos, Mary-Ann realmente era transfóbica e tentou matar seu filho? O que realmente aconteceu?
Durante o jogo, podemos recriar lembranças entre os dois gêmeos que compartilham pensamentos e, na infância viviam em um conto de fadas, ou melhor de Goblins. Tornando a realidade deles, mais aceitável e menos pesada. Todas as dificuldades e pessoas estavam presentes nesse universo de Alyson, Tyler e da mãe Mary-Ann, mas de uma forma mais leve com contos e missões. Sempre tirando dali alguma lição de vida ilustrada.
É então investigando as memórias do passado, os contos, e o que aconteceu com Mary-Ann até a noite do ocorrido, que os gêmeos acabam descobrindo o que pode ter acontecido com a mãe deles.
O game toca em assuntos difíceis de uma forma leve, e podemos lidar com problemáticas da vida sentindo na pele mas sem muitos gatilhos. Assuntos como a ansiedade que Alyson desenvolve durante os anos, e que precisa as vezes em uma crise controlar pelo celular sua respiração, a transfobia que Tyler sofre e o seu romance com o Michael (caso o jogador escolha por isso). Depressão, misoginia, relacionamentos abusivos e tóxicos, suicídio e até o grande porquê daquela noite.
O jeito como no jogo se é mostrado esses temas é muito inteligente e cuidadoso. Diferente de alguns outros games, você realmente entende o porque de tudo. E entende que não é tão simples assim, além do jogo te confortar em muitos momentos e mostrar que pode ficar tudo bem, que você não esta sozinho e que é difícil mesmo algumas situações da vida, mas vai passar.
Um game que é necessário para a vida
Tell Me Why é aquele tipo de jogo que é necessário na vida de uma pessoa, não só por ser um jogo com um personagem trans, mas porque ele te ensina a enxergar algumas dificuldades da vida com mais atenção e resiliência. Te ensina a ter empatia, a ver que cada escolha ou fala sua faz diferença no futuro, e que as vezes a gente precisa perdoar, e ta tudo bem.
Eu recomendo demais esse jogo, aproveita que ta de graça nesse mês e corre pra jogar. Um game repleto de PORQUES que eu não disse aqui, e que espero que vc descubra jogando.
E se for do seu interesse, tem uma playlist completinha aqui no canal em que eu joguei o game até o final, então clica ao lado e divirta-se.